Xerox 3D


Por Mariane Fernandes e William Araújo

Já pensou em tirar um xerox 3D? Melhor, já pensou em fazer isso em casa e na quantidade que quiser?

O grupo de desenvolvedores da Notus Design imaginou como esse desejo poderia se tornar realidade sem a necessidade de uma impressora 3D. Transformaram uma máquina industrial de imensas proporções em equipamento desktop (mesa), portátil (20kg) e de fácil manuseio. O nome técnico do produto é “Máquina de Termoformagem à Vácuo Desktop”, por isso ganhou um pseudônimo mais carinhoso: Instaforma.

De acordo com o designer Rodrigo Braga, o “Instaforma” é capaz de reproduzir, em minutos, cópias 3D a partir de modelos de madeira, gesso, plásticos e outros materiais que suportem calor. O processo é simples:

“Você coloca a peça na superfície da máquina, espera aquecer o plástico (PVC, Pet ou Poliestireno) que servirá para tirar a cópia, pressiona sobre o modelo, o vácuo puxa o plástico e o xerox 3D está pronto”, diz Rodrigo.

A temperatura da superfície do plástico pode chegar a 180o e, por enquanto, o tamanho da peça se limita 20cm de altura por 20cm de largura. Entretanto, a aplicabilidade em pequenos nichos de negócio, que trabalham com moldes é bem variada. Um exemplo são as fábricas de doces, que sempre estão usando formatos de acordo com a data comemorativa (Páscoa, Natal).

A máquina custa R$4600 e está no piso Arena de Negócios, na Feira Internacional de Negócios Inovação e Tecnologia, na Campus Party Minas Gerais 2. Vale a pena conferir.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *