Nas rodas da sustentabilidade


 
Por Fernanda Cristina, Flávia Fernandes, Gabriel Cordeiro

Intitulado “Instabilidade nas Vias com Tráfego de Cargas Pesadas”, o projeto tem como objetivo norteador minimizar a instabilidade das estradas onde o tráfego de veículos de grande porte é intenso, provocando assim a degradação do asfalto. 


Segundo Gabriel Alves, um dos integrantes do grupo:
 

O projeto é focado na estabilização das vias com tráfego de cargas pesadas, evitando a degradação da estrada. Visto que o tráfego de veículos com cargas elevadas causa um grande gasto em manutenção ao governo e aos demais usuários da via. O objetivo é estudar as forças que são exercidas sobre o asfalto e minimizar a degradação, mudando a forma de sua estrutura base.

Grupo: Solange Prudêncio, Aldinor Júnior, André Ribeiro, Guilherme Henrique Vinícius, Guilherme Oliveira, Danil Henrique, Guilherme Romoaldo, Paulo Jorranis, Gabriel Alves e Ana Carolina.


Baseando-se no produto Ecoflex, uma borracha asfáltica produzida pela empresa Greca Asfalto, a equipe desenvolveu uma alternativa sustentável para a construção de estradas. O intuito da pesquisa é tornar a pavimentação mais resistente à pressão e à variação de temperatura. Além de ser ecologicamente sustentável, pois, como exemplificado na figura abaixo, possui uma camada de borracha vulcanizada (pneu).

 

 O trabalho foi apresentado nesta quarta-feira, no Circuito Acadêmico.

 

 

 

 

 

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *