Inclusão social e cuidados com a saúde são temas de projeto e ação social no Circuito Acadêmico


Foto: Mateus Cândido
Foto: Mateus Cândido

 Por Sarah Rocha e Stephanie Morgana

O projeto de Fotografia, coordenado pelo professor João Carvalho, é um trabalho interdisciplinar com a temática de “acessibilidade, inclusão e diversidade”.

O trabalho começou a partir do desenvolvimento de um projeto envolvendo o questionamento acerca do olhar fotográfico. Em seguida, escolheram um grupo com deficiência – de preferência com dificuldade de inserção na sociedade. A partir de então, trabalharam com a tentativa de traduzir essa realidade em fotos.

Cada grupo apresentou um total de dez fotos de pessoas, a partir do tema proposto. O aluno Bruno Celestino, do primeiro período de Fotografia, com seu grupo, escolheu o tema “deficiência motora em praticantes de esporte”. Os estudantes fotografaram um time de rugby da capital, chamado “Minas Quad Rugby”.

“Resolvemos fazer as fotos com eles por conta da força de vontade que encontramos em cada um”, disse o estudante Bruno Celestino, em entrevista ao portal Tudo Uni. Os alunos tiveram a ideia de retratar dois momentos do esporte.

O primeiro seria a adrenalina, a alegria do jogo e da vitória, presentes nas fotos tiradas com todo o time junto na quadra.

O segundo momento seria o da derrota, da tristeza, da frustação, com fotos mostrando só o jogador Luan, na Praça da Liberdade.

O Projeto está exposto nos estandes 46-48 do espaço de apresentações, próximo à nova pracinha. A exposição estará aberta à visitação todos os dias do Circuito.

Projeto #suasaúde

Tubo/Amostra com tampa vermelha é destinado ao exame de colesterol total - Foto - William Araújo
Tubo/Amostra com tampa vermelha é destinado ao exame de colesterol total – Foto – William Araújo

Logo ao lado, há o projeto #suasaúde que está nos estandes de nº 50 a 55, no estacionamento do UniBH. Promovido pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS, especificamente pelos cursos de Biomedicina, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Odontologia, o projeto #suasaúde é presença garantida durante o Circuito Acadêmico 2017. Apesar de fazer parte do Circuito, o projeto não se limita aos universitários e, além de gratuito, é aberto para o público em geral.

Na verdade, os cuidados com a saúde são intrínsecos à existência humana, porém, por questões financeiras, precariedade do Sistema Único de Saúde e até mesmo por desinteresse, esses cuidados são, por vezes, deixados de lado. Cientes dessa carência, estudantes e professores da área da saúde ofertam à comunidade os seguintes serviços: Quick massage e aromaterapia (Estética e Cosmética), Reflexologia podal (Estética e Cosmética), Aferição de pressão arterial e rastreamento de diabetes (Fisioterapia), Dosagem de colesterol total (Biomedicina), Cálculo de Índice de Massa Corporal – IMC – e orientações sobre saúde, obesidade e sedentarismo (Fisioterapia) e Mensuração do PH Salivar do público infantil (Odontologia).

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *