Feira de Matrícula e Financiamento, uma alternativa para mudar o futuro


Feira de Matrícula e Financiamento
Feira de Matrícula e Financiamento

No primeiro feirão de matrícula e financiamento próprio do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), pais e calouros conheceram planos que servirão como o ponto de partida seguro para uma carreira profissional

Por Victória Farias e William Araújo

Sábado (22) de manhã, uma semana antes do fim do mês de julho e onde você pensaria estar? Fortalecendo as possibilidades de um futuro, foi isso o que fizeram os recém-ingressos do UniBH.

Os campi Estoril e Cristiano Machado receberam, entre 9h e 14h, os calouros interessados no financiamento próprio da faculdade. Estes ingressos escolheram o PRAVALER para ajudá-los no pagamento das parcelas do curso, mas não encontraram apenas guichês de cadastro.

Seguindo a tradição de acolher bem seus visitantes, discentes e docentes, a instituição preparou uma recepção de boas-vindas com carrinhos de pipoca e uma mesa de café da manhã, para desfrute destes novos membros.

Pais e filhos estiveram na Feira e ficaram à vontade
Pais e filhos estiveram na Feira e ficaram à vontade

Além dos coordenadores dos cursos, que estiveram à disposição para esclarecer aquela última dúvida antes da efetivação da matrícula, os visitante também pode aferir a pressão sanguínea. Tudo isso para dar segurança, conforto e reforçar o tratamento dado pelo instituto.

Esclarecimento do dúvidas e aferição da pressão
Esclarecimento do dúvidas e aferição da pressão

As pessoas que fizeram a matrícula, hoje, tiveram 15% de desconto no valor total do semestre e 90% no valor da matrícula. Também puderam fazer o cadastro no PRAVALER.

Wagner Tadeu veio ao feirão acompanhado da sua filha Amanda Medina que tem o sonho de cursar Fotografia. Ele diz ter escolhido o UniBH pelas possibilidades de descontos e corte de juros.

Já a advogada Normalina Viana, de 69 anos de idade, escolheu o curso de Jornalismo para ter voz e liberdade de expressão. Uma das afetadas pela tragédia da barragem da Samarco e escritora do livro de mesmo nome, vê o curso como uma opção para se especializar na comunicação social.

Livro feito por Normalina Viana - Tragédia da Barragem da Samarco
Livro feito por Normalina Viana – Tragédia da Barragem da Samarco

No caso de Lucas Gabriel, que escolheu o curso de Ciências da Computação, a imaginação o leva daqui a quatro anos, com uma carreira promissora e sempre com a possibilidade de crescer mais na sua área. Lucas optou por fazer a matrícula na Feira por causa dos descontos.

Para aqueles que perderam a Feira de Matrículas e Financiamento, terão outra oportunidade em agosto, no dia 5.

O que é o PRAVALER?

Como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sofreu um pequeno recrudescimento, é comum perceber nas instituições privadas de ensino superior a possibilidade de financiamentos próprios. Alguns oferecem planos similares ao próprio sistema do governo.

No UniBH, há a parceria com o sistema de crédito universitário PRAVALER. Nele, os aprovados no vestibular da instituição, que fizeram devidamente a matrícula, podem optar por pagarem o valor total do curso em até o dobro de tempo de duração do mesmo curso. Além dessa perspectiva de estender os valores das parcelas, o aluno não pagará juros – algo diferenciado no setor.

Mas como funcionam os financiamentos próprios das faculdades?

No caso do PRAVALER, alunos calouros poderão dobrar o tempo para pagamento do valor total do curso.

Imaginemos que um candidato ainda está terminando o Ensino Médio e pretende iniciar a faculdade no início de 2018. Juntamente com família, escolheu fazer o curso de Jornalismo, com duração de quatro anos (oito semestres), e pagá-lo pelo financiamento PRAVALER. Esse seria o período que ele teria para pagar toda a faculdade:

Simulação dos planos
Simulação dos planos

Com essa extensão de parcelas, o aluno pagaria 50% do valor do curso enquanto estivesse estudando e 50% depois, quando já estivesse formado e provavelmente empregado.

Mas quais são as vantagens em comparação com o FIES?

Com este tipo de financiamento, direto com a faculdade, o aluno poderá financiar 100% do valor do curso, por todo ano (escolhendo a partir de qual semestre pretende começar o financiamento), não necessita do ENEM como critério básico e pode acelerar o pagamento das parcelas.

O que eu preciso fazer para aderir a este tipo de financiamento no UniBH?

Passou no vestibular? Agora é ir até a faculdade, fazer a matrícula no curso que escolheu e, em seguida, procurar o PRAVALER, presencialmente ou virtualmente.

O cadastro no financiamento requere que o calouro possua CFP sem restrições, como nome no Serasa ou qualquer outro impedimento contábil, a indicação de um garantidor do plano de pagamento (em outras palavras, um fiador).

Feira de Matrícula e Financiamento
Feira de Matrícula e Financiamento

A pessoa escolhida para ser o garantidor do financiamento pode ser um familiar do calouro ou não, mas precisa ter, no mínimo, rendimentos mensais superiores em duas vezes o valor de cada parcela. Este fiador poderá somar seus rendimentos com os do calouro, para que o critério mínimo de valor possa ser alcançado.

Após cadastro, presencial ou virtual, no PRAVALER, o resultado da aprovação do financiamento sai em até 1h, efetivando a matrícula do aluno na instituição.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *