Descobrindo a arte de ajudar


 por Henrique Alves, Luciana Cardoso e Suélen Miranda

Alunos do 3º e 4º período do curso de fisioterapia do Unibh, orientados  pela professora Ingride Bolina, desenvolveram neste semestre projetos interdisciplinares com o tema principal: Prótese e Órtese: A Arte de Criar e Ajudar.

O subtema Órtese para membros inferiores em caso de AVE (Acidente Vascular Encefálico) – também conhecido como Derrame Cerebral ou AVC (Acidente Vascular Cerebral) – foi o escolhido por um dos grupos. A doença, caracterizada pela brusca interrupção do fluxo sanguíneo para alguma região do cérebro, pode causar  paralisia de parte do corpo, dificuldade para falar, desmaios, tontura e dor de cabeça, dependendo do local afetado.

Para produção da pesquisa, foi escolhido um paciente que após um AVE, ficou com o lado esquerdo do corpo comprometido. Como tinha dificuldade para caminhar, usava uma órtese do tipo AFO. O aparelho envolve o pé e o tornozelo, mantendo-o em posição neutra, o que facilita os passos e o equilíbrio do corpo. O material é de baixo custo, leve, de fácil utilização e ainda diminui o gasto energético. Porém, estava desgastado pelo uso contínuo. 

IMG-20171113-WA0009

Segundo o grupo, o aparelho utilizado pelo paciente (imagem direita) não apresentava boas condições. Isso prejudicava a forma de andar, passando insegurança ao paciente. Com a ajuda de um sapateiro, o grupo reformou a órtese trocando todo o material que estava danificado.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *