Conceder entrevistas requer treinamento


Palestra de MediaTraining com Elói Oliveira - Imagem - Izabella Cardoso

Saber portar-se em entrevista é essencial em momentos de crise

Por Bernardo Franco

No quarto dia da semana do jornalismo o Unibh recebeu  para a palestra de Media Training, o jornalista Elói Oliveira. A técnica consiste no treinamento de fontes atendidas pela assessoria de imprensa para saber portar-se da melhor maneira na frente das câmeras.

O que falar, como falar, como se portar diante de uma entrevista. Foram essas as pautas abordadas na palestra. O treinamento educa os clientes, porta-vozes de empresas, figuras públicas, dentre outros que necessitam lidar frequentemente com jornalistas.

Palestra Media Training – Imagem – Izabella Cardoso

Crises

Segundo Elói Oliveira normalmente o Media Training é procurado quando o cliente encontra-se em uma situação de crise. Apesar de viverem em um meio onde o jornalismo e entrevistas são bastante presentes, muitos só buscam os ensinamentos em momentos de instabilidade.

“ As pessoas menosprezam o risco que o meio da comunicação oferece. O Media Training pode ser uma válvula de salvação para os clientes que trabalham com jornalistas” – Elói Oliveira

Técnicas 

A palestra correu de modo interativo. O jornalista passou muitos exemplos em vídeos e até em experiências próprias sobre situações comuns de acontecer em entrevistas jornalísticas, principalmente em coletivas de imprensa.

Elói ressaltou como é importante transmitir para o cliente informações que pareçam “óbvias” para os acostumados. Abordou também o modo como deve se trajar em determinada entrevista.

 O palestrante resumiu em 13 tópicos asdicas de como portar-se diante de uma entrevista:

1) Cumprir o horário combinado e chegar com antecedência.

2) Conversar brevemente com o jornalista sobre o assunto.

3) Não pedir para saber quais são as perguntas.

4) Não pegar o microfone do repórter.

5) Ignorar equipamentos técnicos.

6) Evitar informações desnecessárias.

7) Evitar termos técnicos e estrangeiros.

8) Ser honesto se não souber a resposta.

9) Responder apenas o que foi perguntado.

10) Não cair em provocações

11)  Ter cuidado com a linguagem corporal.

12) Olhar para quem pergunta.

13) Não mentir ou inventar respostas.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *