Semana do Jornalismo: como ter sucesso numa entrevista de emprego


Com 13, 5 milhões de desempregados no Brasil, é preciso ter um diferencial na entrevista de emprego

Por Camila Marques e Vitória Ohana

Para a psicóloga e especialista em Coaching, Vera Moreira, é necessário um conjunto de atitudes a fim de vender sua imagem no mercado de trabalho.

A principal é planejamento! Segundo ela, “conquistar uma vaga não tem sido uma tarefa fácil. Por isso, é preciso planejar”.

Veja as dicas da especialista.

Vera Moreira - Como ter sucesso numa entrevista de emprego - Foto - Izabella Cardoso - 2
Vera Moreira – Como ter sucesso numa entrevista de emprego – Foto – Izabella Cardoso – 2

O currículo

Vera Moreira afirma que esse importante documento precisa ser limpo, objetivo, estar de acordo com o cargo a que se destina, sem erros e, sobretudo, ser verdadeiro.

“O currículo deve ser redigido em folha branca, com uma diagramação de fácil leitura, em um único tamanho e tipo de fonte e sem fotografia, a menos que haja alguma exigência nesse sentido; e, se houver, nada de copo de cerveja na mão, ou de poses sensuais”.

No currículo devem constar os dados pessoais como nome completo, idade e estado civil, endereço, telefone e e-mail. Também devem ser priorizados o objetivo, formação acadêmica, experiência profissional e os cursos realizados.

Para quem concorre ao primeiro emprego, vale ressaltar no currículo as experiências na faculdade, os estágios, os trabalhos voluntários, as habilidades e competências.

Entrevista

Para garantir o sucesso na entrevista, a palestrante indica pontos no planejamento, como conhecer a empresa, checar o local onde será realizada a entrevista, ser pontual, cuidado com a imagem e estar bem alimentado. Outra recomendação é levar um currículo extra, o que demonstra proatividade do candidato.

“Para se sair bem nesta fase, é preciso se preparar, organizar seu pensamento, sua fala, e pensar nas perguntas que todo recrutador tende a fazer, tais como: suas qualidades, seus defeitos, o porquê de querer trabalhar ali, como se vê daqui a cinco, dez anos, o que espera do seu empregador, como pode contribuir para o bom desempenho da empresa, dentre outras”.

É nesse momento, segundo Moreira, que o candidato deve valorizar o seu perfil profissional, mostrar o seu auto conhecimento, ressaltar suas experiências positivas e revelar o seu entusiasmo diante da possibilidade de ser contratado.

Vera Moreira - Como ter sucesso numa entrevista de emprego - Foto - Izabella Cardoso - 3
Vera Moreira – Como ter sucesso numa entrevista de emprego – Foto – Izabella Cardoso – 3

 

 

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *