Autoconhecimento é abordado na 1° semana do jornalismo


Simone Matias - Oficina de Coaching - Imagem - Kalia Odara

Oficina preza satisfação pessoal para “realização profissional”

Por Flávia Fernandes e Maria Clara

Foi realizado nesta manhã a oficina de Coaching e Carreiras com a psicoterapeuta Simone Matias. Temas como identidade e futuro profissional foram abordados de maneira criativa, dinâmica e interpessoal.

O Coaching é um processo de autoconhecimento para descobrir suas potencialidades por meio de talentos e habilidades, com o intuito de chegar a um objetivo com sucesso. Ganhou destaque no Brasil por volta de 2006 e costuma durar de oito a doze sessões.

“O Coaching trabalha com o aqui e o agora, com o foco no futuro”. – Simone Matias

Autoconhecimento

Para a realização do autoconhecimento, Simone Matias trouxe questionamentos como “quem sou eu?” e “quais os meus valores?”, trabalhando os pontos fortes de cada pessoa, e buscando conhecer seus pontos fracos.

Oficina Coaching – Imagem – Kalia Odara

Outros passos foram demonstrados pela psicoterapeuta, como a identificação de nossa situação atual – formações, experiências, recursos e relacionamentos, a visão de curto, médio e longo prazo e a definição de estratégias para alcançar tais objetivos.

Foi realizada a demonstração de uma ferramenta intitulada “Avaliação de Nível de Satisfação”, onde cada participante respondia a perguntas sobre qualidade de vida, questões profissionais, pessoais e de relacionamento, evidenciando o poder de se conhecer, em busca de sua própria identidade.

“Uma profissão é mais que um modo de ganhar a vida, implica em um estilo de vida”.- Simone Matias

Segundo Simone é necessário elaborar seu projeto de carreira e se lembrar de que vida pessoal e profissional andam ligadas. Não se distingue quem você é em âmbitos sociais diferentes.

“Gostar daquilo que desempenha traz mais satisfação. Aquilo que se faz com facilidade e prazer lhe concedem uma maior plenitude de felicidade”.- Simone Matias

 De acordo com a psicoterapeuta  Coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.  

                 

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *